consumidor 5.0
você sabe como ancançá-lo?
Será que sua loja de móveis sabe como se comunicar com os novos perfis de consumidores?
Se você acredita que a comunicação com clientes deve permanecer imutável e inflexível, muito provavelmente seus fregueses estão dando preferência aos concorrentes do que ao seu negócio.
Quando o consumidor 5.0 se depara com uma comunicação retrógrada, ele não se identifica com a forma como você passa as informações e possivelmente entende sua empresa como um empreendimento defasado.
É de extrema notoriedade o quanto a interconectividade tem crescido e influenciado nas formas em como as empresas efetuam suas vendas, já que, este novo perfil de cliente, busca por modos fáceis e convenientes de efetuarem suas compras.
Além disso, os canais de comunicação também têm progredido criando um ambiente onde a conexão offline e online se encontram e se complementam. Inversamente do que muitos acreditam, o físico e o online não são concorrentes e sim complementares.
No passado, o foco era somente em produto, após um tempo, esse modelo ficou para trás e passou-se a focar não só no produto, mas também na experiência. Agora, além de pensar-se nesses dois tópicos, para atender a nova geração de consumo, é necessário ênfase na transformação.
Sendo assim, convidamos você a entender mais sobre o assunto e adequar os processos da sua loja de móveis a fim de alavancar suas vendas.
Como você utiliza os dados da sua empresa?
Não é necessário ir muito longe para conseguir coletar insights da sua empresa. Através do Facebook Business, CRM e ERP é possível coletar vários relatórios interessantes como por exemplo: idade e sexo do público que te segue, dados de engajamento, quais conteúdos eles mais se identificam, entre outros.
De agora em diante, as empresas irão investir cada vez mais em tecnologias que possam agilizar atendimentos e enriquecer a base de dados. Um grande exemplo disso é a utilização de IA em e-commerce, chatbots, entre outros, que possibilitam o estudo de comportamentos.
Com todos esses dados em mãos, é possível obter maior assertividade nas tomadas de decisões, previsões de demanda e personalização de atendimento.
Invista em inovação e em omnichannel
Qual é o segredo de empresas como Polishop e Magazine Luiza?
Essas duas empresas “tubarões” transformaram o mercado varejista. Atentas às mudanças de comportamento dos consumidores, tornaram um mercado - antes tradicional e somente físico - em um campo de compras em poucos cliques sem extinguir as lojas físicas.
Por consequência seus concorrentes também mudaram a forma de ver o mundo e abraçaram a tecnologia e o omnichannel, ou seja, a venda por diversos canais de comunicação usufruindo de estratégias focadas na experiência, agilidade e praticidade
Ações de up-selling e cross-selling
O up-selling se trata das ações que estimulam um cliente a levar um produto mais caro do que aquele que ele pretendia, já o cross-selling se trata de quando o mesmo é estimulado a levar um produto que complementa a compra inicial.
Essas duas atividades se tornaram elementos chaves quando o assunto é explorar ao máximo o potencial de compra do seu cliente.
Up-selling e cross- selling não é empurrar um produto a qualquer custo, mas sim, tentar elevar o valor de ticket de forma permissiva.
Veja um exemplo: Seu cliente chega até sua loja de móveis buscando por um determinado sofá um pouco mais em conta mas, você sugere um outro sofá um pouco melhor, que está com uma promoção de cross-selling(venda cruzada) onde ele ganha um desconto na mesa de centro ou mesa de apoio.
Além de induzir seu consumidor a levar o móvel de maior valor do que o que ele escolhera, você ainda consegue vender mais um produto complementar.
Foque na fidelidade dos seus clientes
Pesquisas indicam que conquistar um novo consumidor pode custar até 7x mais do que manter quem já é seu cliente e, conhecer a fundo para quem sua loja de móveis está vendendo, é essencial para traçar estratégias de fidelização.
O atendimento personalizado com certeza está no topo da lista de táticas para manter a clientela. Oferecer uma xícara de café, um copo de água e ter o histórico do cliente para saber quais foram suas ultimas aquisições, são detalhes que fazem a diferença e que demonstram um certo “carinho” deixando a experiência de compra bem mais humanizada.
Investir no fator “uau!”, também é uma das táticas perfeitas para surpreender sua freguesia.
Uma simples ligação de pós venda por exemplo, a fim de saber se a montagem dos móveis ocorreu bem, se o móvel atendeu as expectativas e um agradecimento pela preferência, pode ser o fator crucial para que o consumidor prefira sua loja ao invés do concorrente em sua próxima compra.
Promoções por recorrência de compra e cross - selling(venda cruzada), também podem ser utilizados aqui. Ofereça promoções em produtos complementares aos móveis comprados anteriormente ou até mesmo aqueles que estão parados em estoque e precisando dar vasão.
O físico e o digital se completam
Nunca na história tivemos cinco gerações vivendo juntas com diferenças, atitudes e comportamentos tão discrepantes como atualmente. Evidentemente há um limbo entre elas.
Os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964) e a geração X (nascidos entre 1965 e 1980) ainda assumem a maior parte dos cargos de liderança nos negócios e por consequência maior poder aquisitivo.
Já as gerações Millennials (nascidos entre 1982 e 1995) e Z (nascidos a partir de 1996), são mais digitais e representam a maior parte da força de trabalho, bem como os maiores mercados de consumo.
Cada um é moldado por um ambiente cultural e experiências diferentes, com isso, se identificam com posicionamento de marcas diferentes. Dê uma olhada nesse exemplo para entender melhor esses comportamentos:
Ainda ocupando cargos executivos nas corporações, os Baby Boomers, são muito criticados pela geração mais jovem por sua acomodação e resistência em adotar novas tecnologias e novas ideias.
Com o envelhecimento dos mais velhos, a geração X já começa a deter boa parte dos postos de liderança juntamente com parte da Y. Enquanto que, as gerações Z e Alfa passam a ser os catalisadores.
Devido a essa faixa etária dos “filhos que lideram” ter sido a única que vivenciou as quatro transições do mercado (foco no produto, foco no consumidor, foco na humanização e passagem do tradicional ao digital), a inovação ganha cada vez mais força no mercado e as experiências do digital acabam sendo trazidas para o físico também com a utilização do metaverso, por exemplo.
As lojas físicas não serão extintas, mas, serão mais imersas em experiências e transformações digitais, portanto, se você ainda não se atentou em como sua loja tem se posicionado digitalmente, acredite, seu negócio pode correr riscos no futuro.